segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Florbela Espanca



EU

Até agora eu não me conhecia,
Julgava que era Eu e eu não era
Aquela que em meus versos descrevera
Tão clara como a fonte e como o dia.

Mas que eu não era Eu não o sabia
E, mesmo que o soubesse, o não dissera...
Olhos fitos em rútila quimera
Andava atrás de mim... E não me via!

Andava a procurar-me - pobre louca! -
E achei o meu olhar no teu olhar,
E a minha boca sobre a tua boca!

E esta ânsia de viver, que nada acalma,
É a chama da tua alma a esbrasear
As apagadas cinzas da minha alma!

(Florbela Espanca)

do livro "Charneca em Flor", de 1931, obra póstuma

Voltar ao TOPO

11 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Esse poema é sensacional.

Um abraco

Serena Flor disse...

Florbela é divina e estou hiper feliz de também ter participado desta linda blogagem.
Hoje a blogosfera exala um doce perfume desta mulher com nome de Flor...bela!
Beijos e adorei seu post!

Janaina Amado disse...

Este é um dos mais conhecidos, por que dos mais pungentes, poemas de Florbela. Gostei do seu blog, sincero e sensível,

Anônimo disse...

Escolheu um poema lindo! Eu não conhecia e a cada postagem conheço um pouco dos 'Eu's de Florbela!! Beijus

Urbano Leonel Sant' Anna disse...

Boa tarde! Sigo visitando os blogs participantes da blogagem coletiva.

Gosto muito de "Eu"!

Isto é o que eu chamo de uma corrente do bem! Como é que se poderia chamar uma iniciativa que enche de poesia a blogosfera? Aqui está uma excelente oportunidade para que todos conheçam um pouco mais sobre a genial Florbela Espanca.

Eis um trecho de "Ser poeta", de Florbela:

"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!"

Parabéns a todos que estão participando!

Sensata Paranóia

SGi/Sonia disse...

Conheço tão pouco...
Mas é lindo o que está aí viu?

Beijins com felicidades:*

Nina disse...

acho essa mulher incrível!! a forma como escreve tem uma paixao soberba...

taninha é verdade, perdi mts links nesse negócio de mudar tanto de template e acabei me acomodando. mas já vou colocar tá??

Unknown disse...

Bela escolha, liindo!
Bjobjo

Nina disse...

querida um lindo natal pra vc e a familia pimentinha linda!!
um beijo com carinho.
e tudo de bom sempre!!

Sabrina Jung - Quadros Retrô disse...

Lindo poema! Tão intenso e profundo...
Publiquei no meu blog aquele e-mail que vc mandou!
Bjo!

Cofre de Artesanías disse...

hermoso blog
feliz año desde argentina.
entre por celina

un saludo
giuliana

 
Creative Commons License
Todo e qualquer texto (original de Tânia Pimenta) deste blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.